Projeto Beethoven
Aproximando as pessoas.


             Parcerias              Sobre Projeto              Serviços              Fale Conosco




"A cegueira nos afasta das coisas, mas a surdez nos afasta das pessoas."
Helen Keller


Projeto Beethoven

O lema do projeto é "aproximando as pessoas". O objetivo principal é incentivar o desenvolvimento de tecnologias para melhorar a acessibilidade, em especial tecnologias para auxiliar e integrar os deficientes auditivos.

Acredito que a tecnologia possa ser usada para ajudar e aproximar as pessoas. Portanto, parcerias são muito bem-vindas, tanto para auxiliar no desenvolvimento de aplicativos, quanto financeiramente.



Ludwig van Beethoven nasceu na Alemanha em 1770 e faleceu na Áustria em 1827. Revelou-se um compositor de talento excepcional. Ele é considerando um dos compositores mais respeitados e influentes de todos os tempos.

Aos 26 anos, surgem os primeiros sintomas de surdez, fato que perturbou bastante o espírito do compositor, levando-o ao progressivo isolamento e a crises de depressão profunda, quando até cogitou o suicídio. No trecho de uma carta endereçada aos irmãos, ironicamente nunca enviada, ele escreve:

“Devo viver como um exilado. Se me acerco de um grupo, sinto-me preso de uma pungente angústia, pelo receio que descubram meu triste estado. E assim vivi este meio ano em que passei no campo. Mas que humilhação quando ao meu lado alguém percebia o som longínquo de uma flauta e eu nada ouvia! Ou escutava o canto de um pastor e eu nada escutava! Esses incidentes levaram-me quase ao desespero e pouco faltou para que, por minhas próprias mãos, eu pusesse fim à minha existência. Só a arte me amparou!” [Testamento de Heilingenstadt, 1802].

Apenas a arte e a imensa vontade de criar e compor foram capazes de estancar o pensamento recorrente do suicídio.

Aos 46 anos, estava praticamente surdo. Ele comentava que estava cada vez mais difícil ouvir as pessoas falando normalmente. Há evidências que as pessoas precisavam gritar ao ouvido dele para estabelecer qualquer comunicação. Mesmo assim, ele ainda conseguiu compor cerca de 40 obras musicais até sua morte, além de tocar piano e reger orquestras. O funeral de Beethoven foi acompanhado por 20.000 pessoas.


     
          Mais informações: contato@projetobeethoven.com.br         
                                     

Voltar à Página Anterior                    Área Restrita                    Redes Sociais                    Sobre Responsável